segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Análise marxista do artigo Mercadoria descartável de Ruy Braga



No texto, Ruy Braga nos mostra a partir da Segunda Guerra, o apogeu do modelo de produção industrial baseado no fordismo, que é um modelo de produção em massa que se constitui na produção em que o operário se limita a certo serviço com o fim de produzir mais. Com isso, acomodava milhares de trabalhadores e mantinha quase todo o controle de produção, gestão e finanças, além de criar hierarquias para os funcionários. Com a crise dos anos 70, a mercado passa por reformulações e passa a adotar o modelo japonês, que é uma empresa mais “enxuta”, que passa pelo planejamento do trabalho ao trabalho manual de execução, modificando profundamente a industria. Como por exemplo, funções de gerentes e subgerentes que poderia ser feito por um simples operário. Essas mudanças no modo de produção, a terceirização de serviços, nos da idéia de teses aplicadas, modelos que são constantemente contestados e com isso, novos modelos administrativos e industriais são adotados com o intuito de chegar em novas verdades e nisso estar explicito o materialismo dialético adotado por Marx. Para o materialismo dialético, as idéias estão sempre em movimento e passando por constate mudanças.
Esse novo modelo adotado, produziu novas formas de desigualdade num contexto de desemprego de massas trazido por uma grande onda tecnológica, fornecendo com isso um grande “exercito industrial de reservas” que em situação de concorrência , favorece a redução dos salários e o empobrecimento da classe operaria. Concentrando riquezas a poucos capitalistas gerando com isso crises. O capitalista vai buscar em paises em desenvolvimento mão-de-obra barata com o intuito de acumulação de riquezas e fortalecer com isso o capitalismo.
Vale ressaltar que com todas essas transformações o fator social é profundamente atingido, e em conseqüência temos a patologia social que gera o que Durkheim vai chamar de anomia, que nada mais é que a falta de objetivos provocados pela intensa transformações sociais ocorrida no mundo moderno.

Nenhum comentário: